Blue Öyster Cult é uma banda estadunidense de Rock Psicodélico/Hard Rock e Heavy Metal, formada no final da década de 1960 e em atividade até hoje.
Se formou na mesma época que bandas clássicas como Black Sabbath, Deep Purple, Uriah Heep, Grand Funk e Budgie. Mais do que apenas mais uma banda de heavy metal americana igual a tantas outras da década de 70
O Blue Oyster Cult destaca-se da maioria destas bandas por suas letras e temáticas baseadas em literatura de horror e ficção científica, inspirada por escritores como H. P. Lovecraft, Edgar Allan Poe e Stephen King. As músicas giram em torno de monstros lendários, maldições, vampiros e ocultismo.
A banda foi formada em 1967 inicialmente sobre o nome Soft White Underbelly, por estudantes do Stony Brook College de Long Island. A formação original contava com Les Bronstein (vocal), Donald Roeser (guitarra), Alan Lanier (teclados), Andy Winters (baixo), Albert Bouchard (bateria).
Curiosamente as composições e produção dos shows da banda desde o início eram responsabilidade de outras duas pessoas, Richard Meltzer e Sandy Pearlman (crítico de rock responsável por cunhar o termo heavy metal, produtor também do The Clash e Dictators).
A banda mudou de nome para Oaxaca quando o vocalista foi substituído por Eric Bloom. Durante estes dois primeiros anos tiveram seus álbuns recusados pelas gravadoras e lançaram apenas um single sobre o nome Stalk Forrest Group.
O nome "Blue Oyster Cult" veio de um poema de 1960 escrito pelo produtor Sandy Pearlman. Era parte de sua "Imaginos poesia", mais tarde lançaram o álbum com o mesmo nome Imaginos 1988.
O nome anterior da banda era, "Soft White Underbelly", a partir de uma frase usada por Winston Churchill durante a II Guerra Mundial.
Na poesia de Pearlman, o "Blue Oyster Cult" era um grupo de estrangeiros que tinham reunido secretamente o guia de história da Terra. "Inicialmente, a banda não estava feliz com o nome"
Adição do trema foi sugerido por Allen Lanier. Outras bandas copiaram a prática de usar o trema em seus logotipos, como Motörhead, Mötley Crüe, Queensrÿche.
O logotipo foi desenhado por Bill Gawlik em janeiro de 1972 , e aparece em todos os álbuns da banda. Relata que o logotipo é feito a partir de três pontos de exclamação e um ponto de interrogação para trás falso.
Na mitologia grega, "... o gancho-e-símbolo da cruz é a de Cronus, o rei dos Titãs e pai de Zeus ... e é o símbolo alquímico de chumbo (um metal pesado), um dos mais pesado dos metais.
"Sandy Pearlman considerando isto, combinado com o som de guitarra pesada distorcida da banda e decidiu a descrição do " heavy metal " seria apropriadamente aplicado ao som musical Blue Öyster Cult
Na mitologia romana, o gancho-e-símbolo da cruz representa Saturno, o deus da agricultura e da fertilidade.
Formação atual.
Eric Bloom: Vocal, Guitarra Rítmica (1967-Presente) * Buck Dharma: Guitarra Solo e Vocal (1967–Presente) * Richie Castellano: Teclado, Guitarra e Vocal (2004–Presente) * Rudy Sarzo: Baixo (2008–Presente) * Jules Radino: Bateria, Percussão (2004–Presente)
Formação original.
* Eric Bloom: Vocal, Guitarra Rítmica. * Buck Dharma: Guitarra Solo, Vocal. * Allen Lanier: Teclado, Guitarra. * Joe Bouchard: Baixo, Vocal. * Albert Bouchard: Bateria, Percussão, Vocal.
2000-Dont Fear The Reaper
2001-Curse Of The Hidden Mirror
2004-Live Extenend Versions
2005-The Singles Collection
2007-Super Hits
Postar um comentário