The Allman Brothers Band



Os irmãos Duane e Gregg Allman cresceram em Daytona Beach, Flórida, e faziam shows desde o início de 1960. Eles formaram uma banda de garagem chamada The Escorts em 1963, que evoluiu para o Allman Joys em 1965.

A partir daí, os irmãos formaram o The Hour Glass e se mudaram para Los Angeles. The Hour Glass lançou dois álbuns pela Liberty Records em 1967 e 1968, ambos foram um fiasco. Todos os integrantes da banda foram liberados do contrato, exceto Gregg, pois a Liberty pensou que poderia ter algum potencial comercial.

Gregg e Duane conheceram Butch Trucks e sua banda, The 31st of February, enquanto excursionavam com o Allman Joys, e decidiram gravar um álbum com eles em setembro de 1968, logo após o fim do The Hour Glass.

Na verdade, o álbum nunca foi concluído, pois a banda se separou logo depois do início das gravações. Este álbum foi lançado como "Duane & Greg Allman" pela gravadora Bold em 1972.

Duane Allman se tornou o guitarrista no FAME Studios em Muscle Shoals, Alabama, gravou com Aretha Franklin, Curtis King, Percy Sledge, e outros.

Duane Allman começou a tocar com Dickey Betts, Butch Trucks e Berry Oakley em Jacksonville. Eddie Hinton, com quem Duane Allman havia tocado em Muscle Shoals, foi chamado para assumir a guitarra, mas se recusou, a fim de se juntar à banda de estúdio Muscle Shoals.

Duane trouxe Jaimoe, um baterista com quem havia tocado no passado. Gregg Allman, ainda estava cumprindo seu cumprindo seu contrato em Los Angeles, mas logo após o seu término, ele foi convocado novamente a Jacksonville.

Assim, em 1969, nascia o Allman Brothers Band com Gregg Allman (vocais, orgão), Duane Allman (guitarra), Dickey Betts (guitarra e vocais), Berry Oakley (baixo), Butch Trucks (bateria) e Jai Johanny "Jaimoe" Johanson (bateria).

O Allman Brothers Band tocou inúmeras vez no sul dos EUA antes de lançar seu álbum de estréia, "The Allman Brothers Band", aclamado pela crítica em 1969, mas que não resultou em boas vendas. É caracterizado pelas longas jam session, como em "Whipping Post". Uma legião de fãs começou a ser formada após o lançamento deste álbum. Bruce Eder em seu review para o AllMusic disse:

"Este poderia ser o melhor álbum de estréia já entregue por uma banda de blues americano, um corajoso, poderoso, com arestas sólidaso, blues elétrico com um ambiente nativo do sul.

Alguns elementos remanescentes da era psicodélica, em seguida, chegando ao fim pode ser encontrado em "Dreams", juntamente com o modelo para o grupo no palco com "Whipping Post" e um sólido cover de Muddy Waters, "Trouble No More".

Não há uma música ruim aqui, e só o fato de que o grupo foi ainda melhor na próxima vez mantém essa de ficar a mais alta classificação possível."

- - - - - - - - - -    ÐeeÞ Mµsik    - - - - - - - - - -

1990-Seven Turns



1992-The Fillmore Concerts



1994-Unplugged


Comentários:

Postar um comentário